Inicio » » Termos técnicos - Letra T

Termos técnicos - Letra T

Escrito por: Juarez C. on terça-feira, 30 de julho de 2013 | 02:38

Termos Técnicos - Letra T


Conheça os principais termos técnicos utilizados por enfermeiros/técnicos de enfermagem no dia-a-dia e que também caem em concursos públicos. Leia-os atentamente e tente entender a etimologia de cada palavra, evitando fazer uso do antigo macete da "decoreba". Aproveite e Bons Estudos!

Tabagismo- é o ato de se consumir cigarros ou outros produtos que contenham tabaco. O tabaco pode ser usado de diversas maneiras de acordo com sua forma de apresentação: inalado (cigarro, charuto, cigarro de palha); aspirado (rapé); mascado (fumo-de-rolo), porém sob todas as formas ele é maléfico à saúde.

Talalgia - dor no calcanhar.

Taquicardia - aumento da frequência cardíaca. O pulso normal é entre 60 e 100 batimentos por minuto.

Taquipnéia - aumento dos movimentos respiratórios.

Tarsalgia - dor no pé. 

Tarso - parte posterior do pé. 

Tenalgia - dor no tendão.

Tendão - extremidade não contrátil do músculo, formada por tecido conjuntivo firme, geralmente pouco elástico, que se prende solidamente ao periósteo. 

Tendinite(tenosite) - processo inflamatório de um tendão.

Tenesmo - sensação de tensão dolorosa nos esfíncteres e na bexiga, acompanhada de necessidade dolorosa de defecar ou urinar.

Tenorrafia - sutura do tendão.

Teratogenese - produção de monstros ou de monstruosidades, por anormalidade genética.

Terçã - febre onde os picos são intermitentes a cada três dias, que ocorre na malária.

Terçol - pequeno furúnculo que se localiza na beira da pálpebra.

Teste de Apgar - avaliação do grau de integridade física do recém nato, considerando as condições de saúde ao nascimento, através de uma pontuação apropriada.

Teste de Tolerância à Glicose - provocação de hiperglicemia para avaliação da produção de insulina.

Teste do Pézinho - é a coleta de algumas gotinhas de sangue no calcanhar do bebê, após o nascimento, para realização de exames, que podem diagnosticar duas doenças: a Fenilcetonúria e o Hipotireoidismo Congênito. Estas são doenças causadoras de deficiência mental, quando não tratadas precocemente.

Testículo - glândula genital masculina que produz os espermatozoides.

Testosterona - hormônio masculino secretado pelos testículos. 

Tetalgia - dor no bico do seio.

Tétano - infecção grave cujo principal sintoma consiste em crises de contraturas musculares espasmódicas generalizadas por todo o corpo, provocadas por toxina eliminada pelo agente causador. O agente patogênico do tétano é o bacilo de Nicolaier, microrganismo anaeróbio em forma de bastonete e munido de flagelos.

Tetraplegia - paralisia dos quatros membros.

Tíbia(Canela) - é o maior e mais medial dos dois ossos da perna (tibia e peronio), abaixo dos joelhos.

Timo - corpo glandular lobulado de natureza linfoide e epitelial, repleto de pequenos linfócitos denominados de timócitos, colocado na parte superior do tórax, na porção inferior do pescoço, ou em torno do coração, e que existe apenas no feto e nas crianças até um ou dois anos, com função de reconhecimento de antígenos e produção de compostos como a timopoietina, timosina e fator humoral do timo. Na puberdade, o timo sofre atrofia. 

Tímpano - membrana delgada e semitransparente do ouvido médio situada no fundo do conduto auditivo externo, entre o ouvido médio e o ouvido externo.

Tinha- é uma infecção micótica da pele provocada por diversos fungos e que geralmente se classifica conforme a sua localização no corpo. Veja os principais:

- Pé-de-atleta (tinha dos pés) - é uma infecção micótica frequente que costuma aparecer durante os meses quentes. É causada habitualmente tanto pelo Trichophyton como pelo Epidermophyton, fungos que podem crescer nos espaços interdigitais quentes e húmidos dos pés.

- Comichão dos suspensórios (tinha inguinal) - pode ser provocada por vários fungos e leveduras. É muito mais frequente em homens do que em mulheres e costuma aparecer durante os meses quentes. A infecção provoca áreas vermelhas e anulares, por vezes com formação de pequenas bolhas na pele que rodeia as virilhas e na parte superior da face interna das coxas.

- Tinha do couro cabeludo - é causada pelo Trichophyton ou por outro fungo chamado Microsporum. A tinha do couro cabeludo é altamente contagiosa, especialmente entre as crianças. Pode provocar uma erupção vermelha descamativa bem mais pruriginosa, ou então placas de calvície sem erupção.

- Tinha das unhas - é uma infecção causada pelo Trichophyton. O fungo penetra na parte recém-formada da unha, provocando espessamento, perda de brilho e deformação da mesma. Esta infecção é muito mais frequente nas unhas dos pés do que nas das mãos. Uma unha infectada pode soltar-se do dedo do pé, partir-se ou descamar-se.

- Tinha corporal - também é causada pelo Trichophyton. A infecção normalmente provoca uma erupção de cor rosa ou vermelha que por vezes forma placas arredondadas com zonas claras no centro. A tinha corporal pode desenvolver-se em qualquer parte da pele.

- Tinha da barba - raramente se manifesta. A maioria das infecções cutâneas localizadas na zona da barba é causada por bactérias e não for fungos.

Tireoide(tiroide) - Glândula endócrina, em forma de ferradura, situada no pescoço, adiante e abaixo da laringe.

Tireoidectomia - Ressecção cirúrgica, parcial na maioria das vezes, da glândula tireoide. Esta operação se faz para tratamento dos bócios e dos tumores da tireoide.

Tocoferol - sinônimo de vitamina E.

Tocografia - registro da frequência das contrações uterinas no parto.

Tofo - nódulo formado por concreções de ácido úrico, que se depositam em orelhas, cotovelos e mãos, em casos crônicos de gota.

Tomografia - Processo radiológico que permite obter a radiografia de delgada camada de órgão, situada a determinada profundidade, em vários níveis.

Toracocentese (pleurocentese) - punção da cavidade pleural para retirada de líquido extra-corpóreo.

Toracoplastia - plástica da parede torácica.

Toracotomia - abertura da parede do tórax.

Torção de Cordão Espermático(torção testicular) - enrolamento do cordão espermático sobre si mesmo, provocando intensa dor, podendo levar à isquemia testicular.

Torção Intestinal(volvo) - torção de alça intestinal, que gira sobre o pedículo, podendo levar à necrose, com peritonite aguda.

Torcicolo- processo de torção da cabeça que produz inclinação temporária ou definitiva do pescoço, devida a uma contratura do músculo esternocleidomastoídeo.

Tornozelo- parte da perna situada imediatamente acima do pé.

Torpor - estado de sonolência acompanhada de embotamento psíquico e queda vertical da atividade física.

Torulose - sinônimo de criptococose.

TOT - Tubo Oro Traqueal.

Toxemia gravídica - é uma complicação que evolui em duas fases: a pré-eclampsia, que se manifesta através de hipertensão arterial, edemas e proteinúria; e a eclampsia que, para além de ser acompanhada por convulsões, implica perigo de morte para o feto e para a mãe.

Toxina - substância tóxica solúvel, secretada por seres vivos, sobretudo bactérias, quer no organismo quer em meios de cultura.

Toxoplasma - gênero de protozoários, da família dos Toxoplasmídeos, compreendendo várias espécies, que parasitam as células linfáticas e viscerais, raramente os leucócitos do sangue. São os responsáveis pela toxoplasmose, infecção geralmente subclínica, transmitida pelo cão. 

Tracoma - conjuntivite crônica, endêmica nos países quentes, granulomatosa. A infecção, devida a uma rickettsiose, propaga-se pela promiscuidade e falta de higiene.

Transexualismo - estado psíquico que implica em desejo obsessivo de um indivíduo em mudar de sexo, obtido através de ato cirúrgico que permite aproximar os caracteres sexuais secundários de uma morfologia normal.

Transfusão Sanguínea - intervenção que consiste em fazer o sangue ou fração conservada deste, passar de um doador para as veias de um receptor.

Transvaginal - procedimento cirúrgico realizado através da vagina.

Trapézio - osso distal da estrutura do carpo, que se articula com o escafoide, com o trapezoide e com o primeiro e segundo metacarpos; músculo largo da região cérvico-dorsal.

Traqueia - conduto músculo-membranoso que começa no laringe e se estende até os brônquios, pelo qual o ar é inspirado e expirado.

Traqueite - inflamação da traquéia: muitas vezes é complicação de faringite, de laringite ou de bronquite.

Traqueostomia - abertura cirúrgica na parede anterior da traqueia para fins de: a) estabelecer curto-circuito no caso de obstáculo laríngeo; b) criar fácil acesso para limpar por aspiração as vias respiratórias, quando uma paralisia dos músculos respiratórios (lesão nervosa, coma prolongado, etc.) impede a limpeza das vias respiratórias superiores, por meio do reflexo da tosse.

Traqueostomizado - paciente que sofreu uma traqueostomia.

Traumatizado - indivíduo que sofreu um trauma. 

Treponema - microrganismo em forma espiral (espiroqueta), visível com corante prata, causando no homem a sífilis (Treponema pallidum).

TrícepsBraquial – é um largo músculo esquelético que se insere em três pontos diferentes, como o tríceps sural. Está situado na superfície posterior do braço.

Trichomonas Vaginalis - protozoário flagelado com corpo em forma de pêra, com membrana móvel, podendo provocar uretrite no homem e vaginite na mulher, com corrimento de cor amarelada, intenso, com mau cheiro, e sexualmente transmissível.

Tricobezoar - corpo estranho do estômago, constituído por concreção de pêlos ou de cabelos.

Tricocéfalo - parasita da ordem dos Nematódeos, que vive principalmente no ceco do homem.

Tricomicose - afecção por fungos, que acomete a haste dos pelos.

Tricotomia - raspagem dos pelos.

Trigemeo - quinto (V) par de nervos cranianos. É assim chamado por possuir três ramos: o nervo oftálmico, o nervo maxilar e o nervo mandibular. É um nervo com função mista (motora e sensitiva), porém há o predomínio de função sensitiva. Controla, principalmente, a musculatura da mastigação e a sensibilidade facial.

Triglicerídeo - composto de glicerol e ácidos graxos, constituindo gorduras de reserva no organismo; no sangue, atuam transportando o colesterol; encontra-se no sangue, em níveis que devem estar abaixo de 200 mg/ml; fazem parte do processo de desenvolvimento da aterosclerose como um fator de risco independente, podendo também manifestar-se através de uma dislipidemia familiar (hipertrigliceridemia).

Tripanosomíase - doenças endêmicas provocadas pelo protozoário tripanosoma, que pode parasitar o homem causando doenças como a doença de Chagas ou a doença do sono.

Triptofano - amino ácido comum, vital ao ser humano, participando da composição de nucleoproteínas; seu metabolismo reduz-se com a carência de vitamina B6.

Triquina - verme intestinal, de que se conhecem várias espécies, e que vive em estado larvar nos músculos dos animais. E transmitido ao homem pela carne de porco.

Triquinose - doença provocada no homem pela triquina. A triquinose manifesta-se nos casos graves, alguns dias apenas após a ingestão de carne contaminada.

Trismo - contratura dos maxilares, muitas vezes acompanhada de ranger de dentes e que torna impossível a abertura da boca.

Troisier, Gânglio de - gânglio linfático próximo da artéria cervical transversa, local de metástase de câncer de estômago.

Troisier-Virchow, Sinal de - presença de gânglio denominado de Sentinela de Ewald, que é uma linfadenomegalia localizada na fossa supraclavicular esquerda, sugerindo a presença de metástase, às vezes precoce, de um tumor de aparelho digestivo, geralmente de estômago.

Tromboangeite - doença oclusiva do sistema vascular, que afeta principalmente as artérias periféricas, em geral nos primeiros tempos da idade adulta.

Trombocitemia - aumento da quantidade de plaquetas circulantes, em níveis superiores a 800.000/ml.

Tromboembolia Pulmonar - obstrução da artéria pulmonar ou ramos dela, através de trombo que se desloca principalmente de átrios e do sistema venoso profundo de membros inferiores (panturrilhas) ou de veias abdominais. Provoca intensa dor torácica, com grande desconforto respiratório, cianose, transpiração e sensação de morte eminente; caso o comprometimento seja importante pode levar à morte em poucos minutos.

Tromboflebite - forma de obstrução venosa por trombose secundária e com concomitante reação inflamatória da parede da veia afetada. Geralmente acomete veias de membros inferiores, o que é facilitado pelo acúmulo venoso em pernas, decorrente da ação da gravidade. As veias da panturrilha e coxa são fontes de tromboembolismo.

Trompa de Falópio - conduto músculo-membranoso, situado de um lado e do outro da linha mediana do ovário, no ângulo súpero-externo do útero, onde a trompa ocupa a borda superior do ligamento largo.

TSH - abreviatura da tirotrofina, hormônio estimulante da tiroide.

Tuberculose - doença infecciosa altamente contagiosa que ataca o homem e muitos vertebrados. O agente patogênico da tuberculose é o bacilo de Koch, resistente aos agentes físicos (calor, frio, dessecamento) graças à cápsula cérea que o envolve, mas muito sensível á luz e aos raios ultravioletas.

Tuberculose Peritonial - é uma forma clinica da moléstia que tem sua origem na disseminação miliar da tuberculose pulmonar da rotura de um gânglio caseoso mesentérico, ou disseminação ascendente de tuberculose genital.

Trypanosoma - protozoário flagelado, com aspecto fusiforme, causador de doenças que ocorrem nos seres humanos, como doença de Chagas, doença do sono.
Termos técnicos - Letra T

0 comentários:

Postar um comentário