Inicio » » Como Estudar Para Concursos de Enfermagem? Conheça essas dicas úteis!

Como Estudar Para Concursos de Enfermagem? Conheça essas dicas úteis!

Escrito por: Juarez C. on terça-feira, 16 de julho de 2013 | 15:27

Passar no concurso é uma meta

Como estudar para concursos? Inúmeros estudantes de enfermagem, ao saírem da faculdade buscam a segurança que o emprego em instituições públicas proporcionam. No entanto, devemos adotar uma metodologia a fim de que a mesma nos guie nos estudos. Programe o seu dia-a-dia em função do concurso. Se quiser passar em concursos, você deve priorizar sua meta. A preparação exige certo sacrifício. Quando for bem-sucedido, todos elogiarão sua dedicação e força de vontade. O importante é fixar-se na meta!

Como Estudar Para Concursos?

A preparação é fundamental e deve ter um máximo de dedicação. Portanto fale, pense, sonhe e viva para o concurso, pois quando você passar, todos dirão que fez a coisa certa. Uma boa opção é manter um pequeno grupo de até três pessoas para resolver e discutir exercícios. Um grupo empenhado funciona como um elemento motivador.

Compre bons livros

Não pense em comprar muitos livros. Não compre por ser barato; compre por ter um bom texto, de qualidade, por ser atualizado e por conter questões de provas de concursos anteriores. Peça opinião ao seu professor quanto ao material que deseja adquirir. Um bom livro não é despesa, é investimento!

Planeje seu dia-a-dia em função do concurso

Procure organizar seus horários e siga o cronograma rigorosamente. Comprometa horários do seu dia para estudar. Não abra exceções. Fuja daquelas ideias: "isso só acontece uma vez por ano...", "só hoje...". Esse esforço é o preço do sucesso.
Como Estudar Para Concursos de Enfermagem? Conheça essas dicas úteis!

Atualize-se!

No concurso costumam aparecer questões sobre atualidades. Leia diariamente jornais de grande circulação e acompanhe os acontecimentos do dia-a-dia, nacionais e internacionais.

Evite televisão

A televisão pode tomar tempo demais. Se você for viciado em futebol, discipline-se, só assista ao compacto do jogo. Você sabe que pode ser tentador: "só esse jogo...". Não se deixe levar. Você precisa de tempo e de estar descansado. Assista à televisão como lazer e seguindo seu cronograma de estudos.

Diga não ao excesso de café, guaraná ou produtos químicos

Não use excesso de café, guaraná ou produtos químicos para manter-se acordado estudando. Esses elementos funcionam como “estimulantes” e podem afetar sua noite de sono e atrapalhar sua capacidade de aprendizado. Assim, se tiver sono, tome um banho ou faça alguns exercícios de alongamento. Não brinque com sua saúde nessa fase de preparação. Atenção: não use calmante no dia da prova se estiver nervoso (a), pois o calmante retarda o raciocínio.

Banca examinadora

Conheça o edital da banca examinadora que prepara as provas do concurso que você vai prestar. Essa informação é muito importante para conhecer o “estilo de prova” que cada banca costuma aplicar.

Informe-se sobre as provas anteriores

Troque e colha informações e experiências com os concurseiros mais antigos. É sempre bom ter uma ideia de como foram as provas anteriores e a predominância dos temas.

Treinamento

Faça bastantes exercícios de provas anteriores (simulados). Faça resumos, leia-os com atenção e calma. Resolva muitas questões sobre cada tema. Preocupe-se em assimilar as informações, não apenas em obtê-las. Assim, seu objetivo deve ser “aprender e não decorar” o que você estudou!

Tire suas dúvidas

Pergunte! Se não sabe, questione. Procure sempre sanar sua dúvida com seu professor ou algum amigo,pois essa dúvida pode ser a que poderá cair na prova.

Maneira de relaxar

Cada um possui uma maneira própria de relaxar. Dê preferência a “atividades leves”, como caminhadas, que ajudam a oxigenar melhor o cérebro. Não exagere em festas ou reuniões. Ir a festas e chegar de madrugada pode fazê-lo perder boa parte do dia seguinte. Procure exercícios que distraiam a sua mente, sem estressá-lo ou sujeitá-lo a esforços físicos exagerados.

Local da prova

Visite o local da prova alguns dias antes. Se a prova for em uma cidade diferente da sua, vá com certa antecedência, encontre lugares recomendados para comer e dormir.

Chegue cedo

Lembre-se que o horário de fechamento dos portões é rigoroso, por isso, procure estar no local com antecedência. Tentar chegar no horário exato pode ser perigoso, se levarmos em consideração as variações de tempo e trânsito que podem acontecer.

Atenção na prova

Leia o enunciado com atenção, pois muitas vezes a resposta está nele. Por isso, é necessária a máxima atenção. A perfeita interpretação da questão é fundamental para sua resolução. Quando for passando pelas questões, não tente lê-las rapidamente para ganhar tempo. Leia-as com calma e atenção. Assim, aumentará muito as chances de acerto.

Não perca tempo

Se não souber uma questão, deixe-a para depois. Não fique gastando tempo para ganhar apenas um ponto. Seu subconsciente continuará processando a questão enquanto você enfrenta as outras. Deixe as questões difíceis para o final; garanta pontos importantes com aquelas que você saberá responder.

A prova é igual para todos

Se começar a resolver a prova e achá-la mais difícil do que esperava, não entre em pânico. Ela estará difícil para todos. Uma vez que a prova terminou, esqueça-se dela. Não dê atenção àqueles que dizem que a prova estava fácil. Aguarde o resultado.

Não desista

Se fizer um concurso e caso não passe, não desista. Dedique-se mais ainda e reveja seu planejamento de estudos. Pense que essa prova foi uma experiência para preparar-se melhor para a próxima.

E por último, seja confiante!


O sucesso está ao alcance de todos que estiverem preparados. Não fique em dúvida quanto à sua capacidade. Se você estudar com dedicação, não haverá motivos para duvidar de que a vaga é sua. Lembre-se, querer é poder.

0 comentários:

Postar um comentário